quinta-feira, 8 de maio de 2008

Encontro de Evangelistas 2008

O I Encontro Regional de Evangelistas da I Região Eclesiástica aconteceu na Escola de Missões, em Tresópolis, de 1º a 4 de maio.

O Encontro era um desejo antigo do Bispo Lockmann e acabou acontecendo como parte do trabalho dos metodistas da I Região para alcançarmos nosso alvo de 1 milhão de discípulos.

Infelizmente ainda não sabemos quantos irmãos e irmãs fizeram o curso obrigatório oferecido pela Igreja, foram aprovados nele e foram eleitos pelo Concílio Local da Igreja onde são membros, sendo então consagrados como evangelistas da I Região. Mas estamos trabalhalhando para fazer esse levantamento e termos muito em breve o rol de evangelistas da I Região.

O Encontro começou na noite da quainta-feira com o jantar. Depois o pessoal se instalou e aonteceu o culto de abertura onde o Bispo falou sobre o ministério dos evangelistas e a função deles dentro da Igreja: estar fora das 4 paredes da Igreja anunciando o evangelho e levando pessoas a Cristo.

Os 167 evangelistas que participaram do encontro tiveram ministração do Bispo Lockmann na manhã e na tarde da sexta-feira. Nessas ministrações o Bispo bordou:
- A tarefa missionária e a contribuição que o metodismo deve ao nosso país e estado.
- Partilhando aos evangelistas a visão de 1 milhão de discípulos até 2014
- Apresentando as normativas do Colégio Episcopal sobre os Evangelistas
(marcando as diferenças entre o ministério do evangelista e do pastor).
- O caráter de um evangelista metodista
- O que o Bispo, a Igreja na I Região e Deus esperam do Ministério dos Evangelistas.
- o papel dos evangelistas da I Região no processo de:
- abertura de novas igrejas,
- consolidação de congregações,
- revitalização de igrejas,
- missões transnacionais/transculturais (uma possibilidade!)
- discipulado (evangelistas que geram novos discípulos evangelistas!).

O Bispo Paulo apresentou ao grupo o programa de leitura continuada que acontecerá até o próximo encontro, já marcado para os dias 30 de abril a 3 de maio de 2009 também na Escola de Missões. Os evangelsitas receberão regularmente livros escolhidos pelo Bispo para serem lidos por eles. O primeiro livro foi "Para que o mundo conheça Jesus Cristo", escrito pelo próprio Bispo Lockmann. JUnto do livrou foi uma ficha de leitura que deverá ser preenchida pelos evangelistas e devolvida pelo correio ao Ministério de Missões e Evangelização (através do endereço da Sede Regional) até o dia 30 de junho. Na primeira semana de julho estará sendo enviado aos evangelistas que cumprirem a tarefa o segundo livro, muito possivelmente o "João Wesley, o Evangelista", escrito por Francis Gerald Ensley. Junto do livro seguirá uma ficha de leitura para ser preenchida após a leitura do livro e devolvida à Sede Regional em data ainda a ser marcada. Depois haverá, se Deus permitir, um terceiro livro e um quarto livro, etc, até que venha o novo encontro em maio de 2009.

O Bispo falou ainda do projeto da I Região em capacitar evangelsitas para serem enviados como missionários para projetos dentro da própria região e até para outros países.Ele delegou ao Ministério de Missões e Evangelização o estudo para mandar o mais rápido possível um missionário para a Guiana Francesa, único país latino-americano onde a Igreja Metodista não está presente. "E quem desejar servir à Igreja e ao Senhor Jesus como missionário metodista procure o evangelista Wilson Bonfim e o Pr. Ronan Boechat de Amorim, respectivamente o Coordenador da Área de Expansão Missionária e o Coordenador do Ministério de MIssões e Evangelização da nossa Região".

Na sexta-feira à noite, no culto, aconteceu o testemunho do Pr. César Silva, que junto de sua família foram missionários metodistas no Paraguai por 10 anos. Falou do chamado, das alegrias e dificuldades que enfrentou num país culturalmente tão diferente e tão necessitado de obreiros para a evangelização. Ele foi para o Paraguai como evangelista e de lá fez o curso de teologia na Faculdade Metodista em São Paulo por extensão.

No sábado pela manhã aconteceu a ministração da pastora Rute Kato, Coordenadora Regional do Ministério de Intercessão, que desenvolveu estudos sobre oração e oração e evangelismo. Em dado momento ela disse que o evangelista é o resgatador das almas às quais o diabo se apossou. Ele é quem, na força e sob o comando de Jesus, invade as fortalezas do inimigo e traz pessoas para o amor de Cristo. Mas todo evangelista precisa ter o suporte da oração, ter intercessores que o abençoe e sustentem com oração. Josué em Êxodo 17 só prevalecia na sua luta quando Moisés, o intercessor, estava com suas mãos estendidas em direção aos Céus.

No sábado à tarde aconteceu a ministração pelo evangelista Wilson Bonfim, Coordenador Regional da área de Expansão Missionária, onde na estrutura da IGreja da I Região estão subordinados o Ministério de Missões e Evangelização, o Ministério de Intercessão, o Ministério de Avivamento e Santificação, o Ministério da Família, o MInsitério dos Voluntários em Missão e o projeto da Evangemed e o projeto Missionário de Férias. O evangelista Wilson Bonfim ministrou sobre o livro "Para compartilhar a fé", escrito pelo Eddie Fox. Apresentou também algums filmes de trabalho missionário.

A noite do sábado foi dedicado para o louvor, a oração e testemunhos, onde a presença do Senhor se manifestou maravilhosamente, perdoando pecados, animando os fracos e abatidos, restaurando e/ou confirmando o ministério de evangelistas na vida das pessoas presentes.

No domingo pela manhã após a devocional foi a vez do Pr. Delson Goulart Lessa contar a sua experiência de missionário na Espanha, onde serviu por 8 anos. Falou do seu chamado e de como Deus abriu portas diante de muitas dificuldades. Contou a sua experiência de ser protestante num país onde mais ou menos 95% da população é católica e a experiência de ser pastor numa igreja local, considerada uma igreja grande, por ter 20 membros, e depois outra experiência numa Igreja que tinha 6 membros.

No culto de encerramento o Pr. Carlos Alberto Tavares falou de evangelização e do necessário avivamento para que a evangelização ganhe força. Mencionou que a evangelização e o avivamento verdadeiros não correm atrás de sinais, mas atrás da glória de Deus. Operam sinais, mas querem é a glória de Deus. É isso que a evangelização e o avivamento devem buscar. Ele presidiu a ministração da Ceia do Senhor e coordenou a equipe de pastores presentes que ungiu a cada evangelista ali presente, enviando-os para a tarefa de proclamar o evangelho a tempo e fora de tempo. E assim terminou o encontro.

O encontro foi avaliado e a avaliação está sendo tabulada pelo Pr. Hélio Marzullo, da Congregação do Parque Suécia, em Belford Roxo, ligada à Igreja Central de Duque de Caxias.

Algumas fotos em anexo.

Ronan

Nenhum comentário:

Seguidores

Search blog, busca blog

Facebook coments

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil License.