terça-feira, 29 de abril de 2008

Médico Missionário

Pro 13:17 O mensageiro perverso faz cair no mal; mas o embaixador fiel traz saúde.saúde

Ser um missionário medica e uma situação muito interessante.

As pessoas pensam que você é uma pessoa rica especialmente se você faz mais de uma viagem internacional por ano. È muito difícil para algum entender medico sem que ele esteja “bem de vida” segundo os padrões do mundo. Se vemos um medico sem recursos financeiros temos a impressão de que ele seja tecnicamente um médio ruim.

Na sociedade ocidental, pensa-se que médicos não são pessoas ordinárias. Eles precisam ser ricos. No Brasil a palavra medica evoca em nosso inconsciente coletivo posição de importância. Ao se pensar em importância pensa-se em condição financeira.

Para compreendermos esta situação dentro de seu contexto de formação basta lembrar que em uma data mais remota os médicos haviam de defender a suas teses na presença de uma diretoria e do próprio Imperador do Brasil.

Bem apesar de não termos de defender nossa teses diante do imperador Atualmente ser medico ainda representa um enorme privilegio. Os médicos e profissionais de saúde entram em contato com as pessoas quando elas mais precisam e ou enfrentam uma serie de problemas e dificuldades. Os médicos participam do nascimento, doença e morte de muitas pessoas.

As pessoas buscam os profissionais e em especial os médicos para falar de suas dificuldades seus anseios e até mesmo contar as suas doenças.

Os médicos atuam nas áreas que no passado eram de domínio exclusivo da fé e da religião. Os sacerdotes eram detentores do poder. Por isso os médicos substituíram os sacerdotes. Os médicos encontram-se com as pessoas no nascimento, doença e no leito de morte. Um número maior de pessoas vai a hospitais e clínicas de que às Igrejas.

A atual área de trabalho medica representa claramente a divisão que ocorreu o mundo entre espírito e matéria mais conhecido academicamente como dualismo.

O conhecimento medico esta crescendo de uma forma que talvez em futuro próximo as pessoas serão capazes de poder viver tecnicamente até mais de 120 anos.

Os profissionais têm voz na sociedade, tem autoridade abalizada pela ciência e pela mídia. Por isto é muito importante que a Igreja se envolva na área de missões médicas.




Evangemed tem descoberto o privilégio de ministrar as pessoas a mais desde seu início a mais de 10 anos atrás. Reconhecemos quão importante é se tornar mestres da área de saúde.Assim compartilhando saber nós nos esforçamos para empoderar as pessoas.

Não apenas vamos servir as comunidades com remédios e cirurgias mas compartilhamos o nosso saber em um interessante processo de aprender e ensinar.

Um companheiro de Seattle Dr. Bill Herkelrath Deão da Universidade Northwest onde sou professor visitante, está dirigindo uma pesquisa que mostrou a face da felicidade do empobrecido.Ele mostra em seu estudo que as pessoas que vivem em favelas muitas vezes são mais felizes de que as pessoas nas áreas de acumulação de riquezas.

Muitas vezes somos acusadas de não estarmos envolvidos em atividades de assistência medica por alguns médicos. Afinal não estamos apenas na área de curar mas de promover saúde.Promoção de saúde muito mais de que medicina preventiva com vacinação, nutrição ou boa higiene.Mas ajudamos as pessoas a se encontrarem consigo mesmas e buscar a sua felicidade como caminha para a saúde total.

Muito cedo a Igreja se envolveu com a área de saúde. Jesus usou grande parte de seu tempo curando pessoas porque na sua época as doenças eram sinônimo de maldição. A palavra grega usada para cura era da mesma raiz de salvar.

Talvez a maior dificuldade tenha sido a de encontrar os limites entre
evangelizar dentro de recintos de serviços médicos.

Quais são os limites para usar a cura como método de pregação e evangelismo? Aprendemos que evangelização, empoderamento ensino e pesquisa e muito mais são evangelização.


Certa vez recebemos um Muçulmano medico para trabalhar conosco. Sem nenhum tipo de promoção de ecumenismo formal ou institucional ele compartilhou conosco que achou muito interessante a forma dos cristãos trabalharem. Isto foi a verdadeiro respeito





Temos tido oportunidade de presenciar alunos de faculdades, professores e profissionais chegando a fé de forma natural apenas seguindo os nossos passos. Eles se tornam nosso discípulos. Por isso Evangemed é na sua essência discipulado. Este é o verdadeiro mandato de Cristo.Ide e fazei discípulos. Não estamos aqui para tentar converter ninguém, mas para discipular. O Espírito Santo é que pode fazer esta obrar.Nossa obrigação é pregar e discipular. Se como no caso dos leprosos apenas um voltar e cada 10 deveríamos nos orgulhar pois Jesus curou a todos e todas sem distinção e abriu portas para que as pessoas se convertessem a Deus pelo amor.

Seguir a nós como seus discipuladores é essencial. Qual tipo de discípulo você está criando? Com quantos alunos e ou pessoas você tem praticado “coaching”?

Na medicina hipocrática a medicina era ensinada por meio de discipulado, aliás, palavra que emprestamos do grego na área de ensino como forma pedagógica.

O modelo médico criado pelos gregos era baseado no conceito de discipulado. Discipulado é um conceito fundamental pra Evangemed.

Nós trabalhamos nas areas de promoção de saúde e atenção à saúde. A atenção saúde abre as portas para a partilha do saber. Gostamos de aprender e ensinar. Saber o que eles(s) pensam sobre sua vida e em clima de unidade e equidade chegar a um consenso.


Ao envolvermos igrejas , comunidade médica e educacional , com as pessoas reais e o mundo real e uma maneira maravilhosa de educar estudantes de atenção à saúde. Descobrimos que uma vez que estudantes entram em contato com a vida real antes de se tornarem profissionais de saúde com emprego estável e confortáveis em sua situação financeira os ajuda a se envolverem em projetos de vida que incluam todas as pessoas.No Brasil a maioria dos alunos de medicina ao se graduarem para serem “astronautas” recebem uma bicicleta e a missão de voar até a lua.

Ao mesmo tempo em que um cirurgião opera em um hospital de ponta com laparoscopia e em um hospital do Governo com material usado a mais de 40 anos atrás.

Palavra obras e sinais.

Um importante valor para nós; O componente espiritual não pode ser separado das pessoas. Espiritualidade é muito importante para a maioria das pessoas. Não se trata de imposição ou proselitismo, mas de dar oportunidade de reflexão dentro do contexto da fé.

Nosso trabalho oferece a possibilidade de realizar cultos devocionais antes ou depois do atendimento. Nosso questionário tem uma pergunta; gostaria de uma visita? Evangemed acredita que salvação e cura estão intimamente ligados. As doenças eram consideradas maldiçoa no passado. Lepra era o símbolo desta situação. Recentemente a AIDS se tornou um outro modelo e nos relembrou que esta atitude pecaminosa ainda existe latente no ser humano...

A maioria das pessoas pensa que missões é coisa de super-heróis realizada por pessoas super-abnegadas que deixam suas casas dentro de sua zona de conforto e partem para locais exóticos com pessoas a comidas estranhas com linguagem diferente.

Missões médicas podem nos lembrar de que todos podem e devem se envolver na grande comissão. Que Deus nos ajude as reencontrarmos o Caminho.

Nenhum comentário:

Seguidores

Search blog, busca blog

Facebook coments

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil License.