2Co 9:12  Porque a ministração deste serviço não só supre as necessidades dos santos, mas também transborda em muitas ações de graças a Deus; 
2Co 9:13  visto como, na prova desta ministração, eles glorificam a Deus pela submissão que confessais quanto ao evangelho de Cristo, e pela liberalidade da vossa contribuição para eles, e para todos; 
Acredito que todos poderiam concordar que sem dinheiro nenhuma organização poderia sobreviver neste tempo incluindo a Igreja. O argumento espiritualizante de que Deus é o “dono de todo ouro e toda a prata” não funciona porque sem dinheiro, não existem condições de se realizar nenhum dos projetos nas igrejas como pagar contas de telefone, luz água etc.  O dinheiro tem que vir de algum lugar e isto é um fato ou parafraseando Jesus, “não somos deste mundo, mas temos CNPJ”.( João 17:16  Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo) João 17:11  Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós. 
Não podemos aceitar o argumento simplista do sociólogo Max Weber de que a igreja protestante quem apoiou o capitalismo. Ele mesmo cita Wesley em suas anotações porque valorizava o trabalho e incentivava ganhar o máximo possível e ofertar o mais possível. A questão financeira da Igreja inicia no seu nascedouro. 
E em relação a missões? Como sustentar o avanço da Igreja?  Seria este avanço apenas um avanço de instituições humanas ou a real manifestação do Reino? Seria crescimento e o avanço da Igreja bíblico desejável e correto? Esta discussão deveria subsidiar a questão financeira na igreja uma vez que a Igreja não é um negócio particular.
A base teológica de levantamento de ofertas na igreja é baseada na questão dos dízimos do velho testamento. Através da perspectiva teológica da teologia da prosperidade, muitos pregadores, acreditam que quanto maior a oferta, maior a “benção” proporcional à nossa “fé”, que adquire valor comercial em uma espécie de “barganha” com Deus. Fazei prova, dizem tais pregadores, isto é bíblico e após fazermos a nossa parte do negócio, ou seja, ao investirmos no seu “Reino” Deus responderia fazendo a “sua parte” de nos abençoar. Comparam o conceito bíblico de “aliança eterna” a um negócio ocidental bilateral que pode ser rompido a qualquer momento. Usam analogias das alianças de Abraão e outros patriarcas nos comparando à “sua herança”. 
De certa forma esta postura parece ser lógica dentro de nossa cultura profundamente influenciada pelo consumismo utilitarista. Se analisarmos os resultados práticos, sendo bem utilitaristas na análise, é provável que encontremos resultados “bons”, se comparados ao arriscado mercado de ações da bolsa de valores, uma vez que mesmo a despeito das denúncias de abusos por parte de alguns segmentos da Igreja, na mídia, os fiéis continuam a “ofertar” o que deve demonstrar que na maioria as pessoas devem ser “abençoadas” senão a frustração em massa não permitira o avanço destes templos.
 
De outro lado temos um segmento muito resistente à questão financeira na Igreja. Crêem que a mordomia cristã se ministra pela “fé” e que não se deveria falar de ofertas nas igrejas e talvez no máximo falar de dízimos. Alguns usam o áureo texto de Paulo que o “amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”. Algumas poucas denominações inclusive pregam que somente deve ser dado o dízimo e algumas chegam ao ponto de nem mesmo contratar sendo o trabalho de manutenção feito voluntariamente por membros. 
O que temos na bíblia neotestamentária a cerca de ofertas?
A igreja começou com Jesus e seus apóstolos que em sua época já tinham de comer , beber , se vestir e viajar. De acordo com o Chamado radical de Jesus eles tinham que largar “tudo” e segui-lo. Exemplos:
Mat 8:22  Jesus, porém, respondeu-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos. 
Mat 9:9  Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe:Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. 
Luk 5:10  bem como de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão. Disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.
A ordem para os discípulos enviados era:
Mat 10:9  Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos; 
Mat 10:10  nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento. 
Mat 10:11  Em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela é digno, e hospedai-vos aí até que vos retireis. 
Qual foi a forma que Jesus usou pra se prover de recursos na missão?
Luc 8:3  Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Susana, e muitas outras que os serviam com os seus bens.
Outras pessoas ofereciam seus serviços e bens para Jesus e sua comitiva cumprirem sua missão. A maioria das pessoas que entravam na igreja, contribuía com seus bens e muitas vezes. A koinonia era uma realidade. Compartilhar era uma palavra de ordem 
1Jn 3:17  Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitando, lhe fechar o seu coração, como permanece nele o amor de Deus? 
Muitos usam a argumentação de que deveríamos oferecer somente dez  por cento de nossa renda pra Deus como se fora o suficiente pra estar quites com suas obrigações segundo os preceitos da lei judaica. Podemos lembrar do jovem rico e sua conversa com Cristo. Ele fazia tudo correto. Estava na média normal dos religiosos. Mas Jesus lhe disse: 
Mat 19:21  Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem,segue- me. 
A Igreja primitiva após a morte e ressurreição de Cristo mostra esta seriedade da Koinonia em atos 5;
Act 5:1  Mas um certo homem chamado Ananias , com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, 
Act 5:2  e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos
Act 5:9  Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti.
Logo após este episódio ele e sua mulher morreram pela tentativa frustrada de enganar a Deus. O apóstolo Paulo o grande escritor do novo testamento, gastou várias páginas de suas cartas fazendo apelos de coletas para os cristãos em todo o mundo. Algumas palavras gregas como Graça  ou diaconia (serviço) e koinonia eram muito utilizadas pelo apóstolo Paulo e elas tinham vários sentidos e se confundem em nosso idioma com sentidos religiosos. O mundo Romano já conhecia a palavra graça como um presente imerecido dado pelo imperador. Em Geral era financeiro. A igreja mais tarde sacralizou o termo em funções do conceito empregado pro Paulo da salvação pela graça. A palavra diaconia era a que traduzimos em geral por serviço. Vejamos alguns textos clareados por esta interpretação contextual. Koininia é a que traduzimos por comunhão em algumas partes que tem um sentido de partilha.
A graça:
Paulo compara a graça de Deus com a Graça dos homens. Os cristãos sofriam diversas perseguições e eram coletadas ofertas entre todos os que tinham pra suprir a todos incluindo os líderes e missionários que viviam somente da pregação e da diaconia (serviço).  Deus oferecia a sua graça e nós a Igreja deveríamos compartilha-la com todos.
2Co 9:1  Pois quanto à ministração ( diaconia, serviço)  que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos; 
2Co 9:2  porque bem sei a vossa prontidão, pela qual me glorio de vós perante os macedônios, dizendo que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos. 
2Co 8:12  Porque, se há prontidão de vontade, é aceitável segundo o que alguém tem, e não segundo o que não tem. 
2Co 8:13  Pois digo isto não para que haja alívio para outros e aperto para vós, 
2Co 8:14  mas para que haja igualdade, suprindo, neste tempo presente, na vossa abundância a falta dos outros, para que também a abundância deles venha a suprir a vossa falta, e assim haja igualdade; 
2Co 8:15  como está escrito: Ao que muito colheu, não sobrou; e ao que pouco colheu, não faltou.
2Co 1:15  E nesta confiança quis primeiro ir ter convosco, para que recebêsseis um segundo benefício (graça = káris) ; 
2Co 8:1  Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça (káris) ;de Deus que foi dada às igrejas da Mecedônia; 
2Co 8:2  como, em muita prova de tribulação, a abundância do seu gozo e sua profunda pobreza abundaram em riquezas da sua generosidade. 
2Co 8:3  Porque, dou-lhes testemunho de que, segundo as suas posses, e ainda acima das suas posses, deram voluntariamente, 
2Co 8:4  pedindo-nos, com muito encarecimento, o privilégio de participarem deste serviço a favor dos santos; 
2Co 8:20  assim evitando que alguém nos censure com referência a esta abundância, que por nós é ministrada( diaconia, serviço); 
FIL 4 17 19 
Fil 4:17  Não que procure dádivas (doma) , mas procuro o fruto que cresça para a vossa conta. 
Fil 4:18  Mas tenho tudo; tenho-o até em abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. 
A comunhão koinonia: 
Rom 15:25  Mas agora vou a Jerusalém para ministrar ( diaconia, serviço) aos santos. 
Rom 15:26  Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia levantar uma oferta fraternal
( koinonia)  para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém. 
Rom 15:27  Isto pois lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir a estes com as materiais
Co 8:4  pedindo-nos, com muito encarecimento, o privilégio de participarem ( koinonia)  deste serviço(diaconia)  a favor dos santos; 
Paulo compartilha sobre seu sustento. 
2Co 12:13  Pois, em que fostes feitos inferiores às outras igrejas, a não ser nisto, que eu mesmo vos não fui pesado? Perdoai-me esta injustiça. 
2Co 12:14  Eis que pela terceira vez estou pronto a ir ter convosco, e não vos serei pesado, porque não busco o que é vosso, mas sim a vós; pois não são os filhos que devem entesourar para os pais, mas os pais para os filhos. 
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As bençãos do compartilhar na Igreja é o crescimento da Igreja e 
2Co 9:6  Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, 
2Co 9:7  Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria. 
Fil 4:19  Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória 
Act 2:42  e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 
Act 2:43  Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos. 
Act 2:44  Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. 
Act 2:45  E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um. 
Act 2:46  E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, 
Act 2:47  louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos. 
 
 

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