segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O Reino de Deus e as catástrofes.

6- ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; olhai não vos perturbeis; porque forçoso é que assim aconteça; mas ainda não é o fim.
7 Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá fomes e terremotos em vários lugares.
8 Mas todas essas coisas são o princípio das dores. 9 Então sereis entregues à tortura, e vos matarão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.
10 Nesse tempo muitos hão de se escandalizar, e trair-se uns aos outros, e mutuamente se odiarão.
11 Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos;
12 e, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
13 Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.
14 E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. MATEUS 24 6 -14


Hoje ( 26 jan) fui falar no programa cabeça pra cima da TV boas novas acerca da grande emergência das tragédias naturais no mundo. Toda vez que tragédias como os Tsunamis , terremotos, furacões ou fenomenos semelhantes acontecem muitas vezes tentamos , como seres racionais que somos , achar algum tipo de explicação , ou justificação para os fatos ocorridos.

Sejam as respostas filosóficas, científicas ou religiosas elas podem versar de assuntos desde a discussão sobre moral ou religião das pessoas atingidas (como que buscando culpados para tal evento) ou até mesmo indicando respostas agnósticas que versam sobre as "coincidências", irracionalidade de acidentes ou coisa do tipo.

Hoje acordei pensando como as catástrofes e acidentes podem mudar nossas prioridades de vida. Quem já foi afetado por um acidente pessoal (ou uma catástrofe pessoal) sabe o quanto nossa perspectiva em relação à vida se modifica. Um Acidente automobilístico pode transformar a vida de uma família em um verdadeiro “inferno”. Um chefe de família ou uma mãe que de uma hora para a outra passa a ter necessidades especiais por seqüelas de traumatismo podem ser fatais para o desenvolvimento de uma lar.

Sobreviventes de “acidentes e tragédias” passam a ter uma perspectiva de vida totalmente diferente sobre o significado da vida. Cada minuto passa a ter um valor que não encontravam antes do ocorrido. Inicialmente em um acidente, se as pessoas atingidas ficam inconscientes geralmente elas dependem inteiramente de outros(as). Alguém precisa solicitar a presença dos bombeiros, alguém pode prestar primeiros socorros outros comunicar com família. O resultado em longo prazo vai depender da rapidez e a presteza com que se atende no início. Depois disso os sobreviventes precisam se adaptar as mudanças e reconstruírem a vida. Muitas vezes afetados por seqüelas deformantes, incapacitantes e às vezes emocionalmente paralisantes.

Após reflexão percebi que as tragédias naturais nada mais fazem de que produzir milhares de tragédias pessoais agrupadas em uma coletividade. A tragédia do Haiti ,por exemplo, está revelando a incapacidade da comunidade global em responder as necessidades básicas das pessoas em tempos de crises. Como responder às catástrofes cada vez mais globais e cada vez mais compartilhadas por uma comunidade globalizada?

Então aqui chegamos ao terreno da proclamação do Reino. A Igreja precisa manifestar o Reino de Deus nestes períodos de crises. Não estou falando aqui do reino das igrejas fabricados estilo uma "redoma de vidro" institucional cujo objetivo muitas vezes é apenas a replicação de sua organização burocrática. Estou falando aqui daquele reino pregado por Jesus o Cristo.

Jesus afirmou durante sua passagem na Terra curiosamente disse que a Igreja manifestaria o Reino de Deus através das grandes catástrofes . "ouvireis falar de guerras e rumores de guerras (..) e haverá fomes e terremotos em vários lugares"

Ora como o "Reino" se manifestará nesse contexto perturbador de terremotos tragédias doenças se a pregação nesse contexto de tragédias permanecer na área de prosperidade e estabilidade material que alguns pregadores atuais tem tentado nos empurrar goela abaixo? Jesus disse que "este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações,(...)" A que evangelho ou boas novas estaria ele se referindo no mundo em meio a catástrofes? Nesse contexto de conflitos e confusão que o Reino deve se manifestar. Assim que os filhos de Deus poderão ser sal , luz e cura para as nações. As tragédias estão aí nos desafiando para a NOSSA manifestação como "filhos de Deus" porque toda "a criação geme" aguardando pela "manifestação dos filhos de Deus".

Parece que muitos pregadores contemporaneos se esqueceram da pregação sobre os "finais dos tempos" e isso é estranho porque quanto mais o tempo passa, mais próximo do fim estaremos. Segundo a profecia de Jesus os finais dos tempos ainda que com rumores de guerras e catástrofes seriam marcados pela manifestação do Reino de Deus . Porque? No meio da crise somente os verdadeiros filhso de Deus poderiam pregar esse evangelho( boas novas) do Reino mesmo debaixo de toda forma de perseguição ideológica , difamações proibições de cultos ou ajuntamentos , proibição do ensino às crianças sobre o certo ou errado pecado ou mesmo sobre virtudes morais.
Esse hoje é nosso panorama. Nós cristãos somos por vezes odiados por muita gente que não nem nos conhece .

Como isso pode ocorrer? Como participar do Reino? Tomar parte do reino não significa necessáriamente que devamos todos virar missionários "institucionais" ou "formais" das Igrejas. O século XXI trouxe desafios globais através destas tragédias que revelam a necessidade de pessoas e profissionais cristãos de excelência que saiam ao encontro dos necessitados. Seja o mehor que voce pode ser. Aja com a melhor ética , destemor, qualificação e desprendimento. Conheço amigos que morando em locais de conflitos como Timor LEste e Haiti têm ajudado de forma considerável na promoção do reino de Deus não pela pregação formal mas pelo testemunho e serviço.

Jesus espera que discípulos comprometidos respondam ao clamor do povo atingido pelas tragédias e que levem as de todas as formas possíveis as “boas novas” do Reino à “toda criatura” , e "então virá o fim"...

Você médico de Cristo ou qualquer outro profissional está preparado para ser sal e luz?

Maranata vem Senhor Jesus...

Nenhum comentário:

Seguidores

Search blog, busca blog

Facebook coments

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil License.