Este ano ao tentar entender algumas entrelinhas destas eleições fiquei a pensar.
Se a Dilma vencer a que deveríamos creditar a vitória porque?
Esta semana todos os dias vejo grupos de pessoas que saem às ruas para fazer propaganda com bandeiras. Ao colocar no papel penso; o dinheiro é grande. Pagar tanta gente para sair cedo de manhã para ficar bandeirando um candidato é porque podem pagar. Dezenas de Vans cheias de pessoas. Fiquei tentando calcular o custo de cada pessoa por dia e nenhuma propaganda do Serra.
Da a impressão que o Rio de Janeiro é Dilma de alto a baixo. Outro dia outros grupos se manifestaram de forma bombástica no centro da cidade. A idéia era de provar que Serra é o grande representante do capital estrangeiro que irá comprar e se apropriar da maior estatal de petróleo do mundo e que Dilma defende os direitos e a segurança nacional.
Me parece que esta eleição está fadada a vitória dos militantes. Qual o extremo de um engajamento político? Militância. Militantes são fanáticos. Se parecem com um torcida organizada de grande clube de futebol. Sua paixão se aproxima de uma paixão religiosa. Isso os separa de pessoas engajadas. Muitos são "engajados" mas não "militantes".
O Serra pode ter a seu favor algumas pessoas "engajadas", "arrojadas" "intelecutlizadas" mas lhe faltam os militantes. Sem eles fazendo barulho nas ruas parece ser um candidato sem experiencia, sem rumo e sem programa. Os militantes fazem o barulho que os empresários não podem pagar.
Apesar dos escândalos, denúncias , dentre outras coisas que ocorreram neste governo. Segundo os institutos de pesquisa parece que ainda existe uma disposição do povão em reconduzir esta "vitoriosa" equipe de trabalho. Ora este foi o governo que pagou a dívida externa.
Vejam o banco central falando sobre dívida externa.Acabou a dívida?
http://www.bcb.gov.br/htms/notecon1-p.asp
Melhorou as estatísticas do desemprego. Na verdade grande parte é composta de pessaso que jpa trabalhavam que foram absorvidas pelo sistema de legalização de pequenos negócios. Não é composta apenas de "vagas novas" de emprego.
Ora a marolinha da crise dos EUA afinal foi boa para os negócios brasileiros. Capital estrangeiro ávido por mercados com um dos maiores índices de juros do mundo , com estabilidade e mantendo consumo chegou aqui.
Agora nos restam os militantes. Eles nos convencem de que tudo de bom hoje em dia nada tem haver com a manutenção de grande parte do projeto economico de Fernando Henrique e que esta continuidade ajudou na formação da estabilidade que hoje proteje o Brasil e consequentemente o governo atual. Sem nenhum sentimento de gratidão.
Não se tem gratidão a Deus pela fantástica sorte da petrobrás de Lula e Dilma ter descoberto as reservas do pré-Sal durante a maior crise econômica da históira desde a grande recessão de 30. Tente imaginar com estaríamos hoje em dia.
Nada do que foi falado pela Dilma ou sua campanha de tentativa de difamar o Serra chega aos pés do que foi ventilado sobre o PT e suas conexões.
Entretanto a militancia nos quer nos fazer crer que é assim. O debate que foi por um pouco de tempo desviado para abortos e coisa do genero entrou no verdadeiro foco econômico na retya final. OCntrole sobre a Pretobrás. Depois de retirar os royalties do Rio de Janeiro agora querrem controlar totalmente os recursos do pré sal. Basta lembrar da idéia brilhante do Lula em criar uma nova estatal separada da petrobrás para evitar que a Petrobrás ficasse maior que o Brasil.
Mas os militantes vão as ruas e mostrar que o caminho certo é esse mesmo. Que venham as urnas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário