quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Todo ano é natal.
Porque natal?
Natal é festa do povo das pessoas e das famílias. Natal é festa do comércio. Festa da mídia,festa dos governos, festas dos pobres e dos ricos. Festa dos crentes e daqueles(as) que nem mesmo a entendem. Contam as lendas que em eras remotas o natal era apenas celebrado como um pequeno encontro em torno das velas dentro de catacumbas. Inspirado em festas Judaicas. Alguns dizem que é apenas uma lenda... Uau que poder tem uma “lenda” de influenciar todo o mundo.
Acredito , sem usar estatísticas oficiais , que provavelmente seja a maior festa popular do mundo, apesar de alguns ousarem adjetivar assim o carnaval. Na Igreja Ortodoxa ele será celebrado em 7 de janeiro. O que importa? A cada ano temos a certeza de que o natal virá, e com sua vinda existirão esperança de amor,solidariedade, e expectativa do novo.
Novo céu e nova terra em que o sol da justiça brilhará.
Natal transcende ao ecumenismo, transcende a religião cristã e está impregnado no mais profundo do inconsciente coletivo de diversos povos,cristãos ou secularizados da Europa ou em toda a Asia. Se for para dar presentes que se dê presentes; com qualidade e excelência. Se for para comemorar que assim o seja. Se for para celebração litúrgica que seja feito com excelência, fugindo da mediocridade mas trazendo para a concretude de nossas relações os símbolos natalinos.
Alguns dizem ser uma mera imitação da festa do Deus sol. Ora, a luz de Cristo sublimou e ultrapassou esse Sol, porque Ele é nosso "Sol da Justiça". “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.
O Natal muitas vezes traz à tona emoções fortes. Lembranças de coisas boas ou ruins. Lembrança de nossa infância, nossos "presentes" de natal versus pessoas ausentes. Bebedeiras, tristezas e alegrias. Ao mesmo tempo muitas vezes nos gera a vontade de crer no futuro.
Chegaram a criar um “Papai Noel” para substituir o verdadeiro pai do aniversariante Jesus o Cristo. Mesmo outros símbolos foram criados e agregados. Nem assim conseguiram acabar com a “noite feliz”e toda vez que os sinos pequeninos tocam, a cada badalada anunciam o nascimento do “Deus menino”. Somos seres simbólicos e sem esses símbolos não conseguimos nos comunicar.
Nessa data o Pai o Filho e o Espírito Santo se entrecruzam no imaginário das pessoas quer elas acreditem ou não e invariavelmente surge a dúvida que gera a pergunta; porque o Natal? Se em meio às festas , presentes, celebrações e o incompreensível mistério santo do natal houver alguém para responder a essa pergunta que seja dito:
"Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". Isaias 9 :6
“Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.” Mateus 1: 22-23
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário