sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Terremoto em Papua




VIAGEM PARA MANOKWARI


Dia 20/01/09 fomos com parceiros locais para Manokwari Papua, onde os abalos sísmicos começaram desde o dia 04/01/09. O primeiro abalo foi 7.2 na escala Richter, o segundo abalo 7.6 e outros 90 tremores seguidos de até 7.8. Todos os dias acordávamos assustados pelos tremores.

Durante os oito dias que ficamos lá, desde o primeiro dia, fizemos levantamento com os pastores e também visitando as aldeias mais afetadas. Assim poderíamos programar a forma mais eficiente de distribuir e ministrar entre os mais carentes.
.



Atendemos 15 aldeias e 560 famílias. Distribuímos um total de 6 toneladas de alimentos. Cada cesta era composta por arroz, macarrão, sardinha em lata, açúcar, leite e chá. A AME atendeu 100 famílias nesse local.



Utilizamos dois veículos de irmãos locais que de forma solícita nos ajudaram, oferecendo até mesmo muitas vezes a gasolina para os veículos, sem receio de entrarmos em áreas florestais com estradas de barro em péssimo estado de conservação.


Durante o dia, fazíamos as distribuições e orávamos pelas famílias atingidas pelos terremotos. À noite pregávamos nas igrejas locais e nos reuníamos com os pastores.




Algo que me tocou profundamente foi o estado de uma família de outra fé. A casa foi totalmente destruída e até então não tinham uma tenda para se abrigarem. Utilizavam restos de telhas da casa destruída para fazer abrigo e dormiam no chão, juntamente com uma senhora que aparentava uns 60 anos. No primeiro dia do terremoto, ela sofreu um derrame e teve paralisia total do lado direito do corpo e ainda não tinha recebido nenhum atendimento médico.

Poderíamos relatar muitos casos de sobrevivência milagrosa e demonstração do cuidado do Senhor. Como o testemunho de um pastor, que no primeiro tremor, não conseguiu sair de casa, apesar de tentar com muita força abrir a porta. Logo, ocorreu o segundo tremor e o mais forte de todos, que destruiu todas as paredes do templo que estava sendo construído por “fora” do templo antigo, e que fica em frente à casa dele. Se ele tivesse conseguido sair de casa, estaria exatamente lá, na frente da casa, na área do templo... a porta que ele não conseguiu abrir, foi “rasgada” de alto a baixo por uma das vigas que desabou sobre ela, porém ele ficou ileso, dentro do quarto. Louvado seja o nome do Senhor!

A população vive em pequenos grupos na sua aldeia. Cada comunidade conforme seu grupo étnico tribal. OREM pela unidade das igrejas e dos pastores em Papua para que vivam como um Corpo, olhando um ao outro para além de sua identidade tribal. Em Manokwari há grandes igrejas com grandes templos. Há muitos lugares que visitamos que até então não tinham recebido assistência ou qualquer tipo de cuidado.

Muito acima do que aquilo que distribuímos em gênero alimentício, está o consolo de que alguém se importa com quem está desolado.
Deus abençoe e retribua a todo aquele que foi tocado para abençoar vidas nos confins da terra.

Em Cristo,
Alex

Wilson Bonfim 

Muitos de vocês estão colaborando para Santa Catarina através da Rede SOS Global. No entanto, há uma enorme necessidade desse socorro para ajudar os cristãos locais, aliviando o sofrimento físico, material e emocional, como também fortalecendo a igreja local para que se mantenha firme na missão de ser sal e luz num contexto difícil sem deixar a fé cristã. Caso queira fazer parte de mais este socorro, enviem sua ajuda para a Associação Missão Esperança – Banco Bradesco – Ag. 2036-2 – C/C 22.570-3 com final 51 centavos para identificação. Por favor, nos informe a realização do depósito por e-mail, fax ou telefone (5643-9685 ou 5642-1308).

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Viagens Missionarias 2009

Vem ai as novas viagens da Expansão missionária 2009 fique ligado. Veja as condicoes para participar no site da expansão.

Julho 2009 -

Estonia-ligar para Paulo Cotrim 21 94808337 email paulocotrim@uol.com.br

Mocambique- Pra Selma Antunes 21 81512162 email sel_miss@yahoo.com.br

Indonesia terremoto

Irmãos,

Quem leu os livros do Don Richardson, Totem da Paz, Senhores da Terra e de Dekker, Tochas de Júbilo, lembra da Irian Jaya, Indonésia. Hoje voltou ao nome antigo, Papua Ocidental. Faz parte dos confins da terra mencionado no livro de história das missões de Ruth Tucker e também literalmente pela distância do Brasil. Em dez anos após a evangelização, nos anos 60, Papua tornou-se quase 90% com cristãos ativos.

Hoje, já na 3a. geração de cristãos, muitos nominais, Papua é alvo de esforços de proselitização para outra fé. Estima-se que menos de 60% da população é cristã. Há necessidade urgente de discipulado.

Embora Papua seja muito rica de minérios preciosos, o povo continua a viver em muita pobreza. Há luta por secessão, por isso não é uma região aberta. Juntamente com vírus HIV, o alcoolismo chegou de maneira intensa e hoje, Papua tem um índice 15 vezes maior que o índice nacional. Há uma necessidade urgente de desenvolvimento comunitário.

No último dia 4/01, houve terremoto de 7,6 na escala Richter Manokwari, capital de Papua, seguidos por vários outros na escala de 5,5 a 7,2 nos dias seguintes. Veja o anexo.

São 15 mil desabrigados, e nas vilas interiores a situação é ainda pior. O terremoto não foi divulgado. É difícil conseguir entrar. No entanto, ainda há necessidade por ajuda. Os desabrigados estão vivendo sob tendas feitas de pano de saco. A alimentação e outras coisas são caras, sendo a ilha mais distante no arquipélago e tudo é importado com preços para estrangeiros de conglomerados internacionais que exploram os minérios, com nível de vida do Primeiro Mundo. Depois do terremoto então, tudo subiu ainda mais. O preço do arroz por kilo é o dobro do preço em relação ao Brasil.

Depois de fazer vários contatos, finalmente vamos conseguir entrar. No dia 20/01, nosso pessoal junto com a parceira local irão distribuir alimentos. Vamos doar uma tonelada de arroz, que doadores especiais da AME ofertaram. O nosso líder do campo vai dar treinamento de Cura de Traumas aos locais.

Muitos de vocês estão colaborando para Santa Catarina através da Rede SOS Global. No entanto, há uma enorme necessidade desse socorro para ajudar os cristãos locais, aliviando o sofrimento físico, material e emocional, como também fortalecendo a igreja local para que se mantenha firme na missão de ser sal e luz num contexto difícil sem deixar a fé cristã. Caso queira fazer parte de mais este socorro, enviem sua ajuda para a Associação Missão Esperança – Banco Bradesco – Ag. 2036-2 – C/C 22.570-3 com final 51 centavos para identificação. Por favor, nos informe a realização do depósito por e-mail, fax ou telefone (5643-9685 ou 5642-1308).

A cada R$2,50 é possível comprar um quilo de arroz (conseguimos fornecedor cristão que dá 30% de desconto) e assim daremos 10 quiilos de arroz para cada família vítima do terremoto.

OREM por favor por mais esse socorro para que haja fruto que permaneça.
O homem planeja, mas Deus é quem decide da forma dEle, Soberano, toda honra e glória pertencem somente a Ele.

Juntos pela glorificação do Senhor nos confins da terra.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Futuro da Igreja

A Igreja tem, futuro?


Se o futuro esta relacionado ao tempo enquanto ente talvez haja um futuro. Se o futuro for apenas um acumulo de tempo que se passa e é administrando então a Igreja tem futuro. Mas se o futuro for “algo” que se constrói não apenas com discursos mas com atitudes e pratica talvez a igreja esteja fadada a morte institucional. Por quê?

A igreja esta vivendo ensimesmada e enclausurada dentro de duas convicções sem uma analise de contexto. Atitudes messiânicas até agora não se demonstraram eficientes em nenhuma cultura conhecida, mas antes de tudo sabemos qual o destino destas religiões ou culturas. Algumas pessoas dentro da Igreja defendem posições pro e contra determinadas alas.

Ao ver pastores do tipo sacerdotes “separados” de suas “ovelhas” não me inspira a visão de dons e ministérios tão apregoada na construção do avivamento metodista mas me remetem a uma era em que a igreja se tornou fora do propósito divino ousou ser a “dona” da verdade ao invés da portadora da verdade.

Nos somos meros porta-vozes ou, embaixadores e não podemos nos confundir com a verdade. Nosso propósito como corpo de Cristo é o de propagar a Cristo e sua verdade.

Tenho vibrado recentemente ao trabalhar com Juvenis da Igreja Metodista. Estes ainda n ao tem noção concreta da situação político-institucional mas tem amor pela verdade e pela missão. Ao embarcar nesta aventura de discipular juvenis em missão me sinto restaurado ao primeiro amor através do testemunho deles(as).

Soli Deo gloria


Has the Church a future?

IF the future is related Just to the dimension of the eras, Yes the church hás a future.If is just a matter of passing the times something is gonna happen to the church.But if the future is something we do build not just with speeches but with acts, then maybe the institucional church is gonna die.Why?

The church is living inside herself without a reflection about what is going on around her reallity and the surrounding context. The messianic attitudes I have seen are not efficient in any religion or any culture. Some people defend some causes inside the church holding their own convictions.

When I see pastors as priests separated from their own “lambs” does not inspire me the vision of the gifts and ministries perspectives but reminds me the Era the the church left Gods presence and decided She was the “Truth” instead of been just a truth holder.

If we are ambassadors we cannot make the mistake to think we are the truth. Out purpose is to proclaim Christ and His Truth.



I have been excited to be working again ith teenagers in Missions. During their age they can challenge you but they do not understand the politics behind the scenes in the Church. To make disciples in this age is an amazing experience. When I joined then in this venture I have been renewed while I facilitate then how to reach out their generation for Christ.

Soli Deo gloria

sábado, 24 de janeiro de 2009

Postagens significantes?


Nao sei se estas postagens vão ajudar alguem.As vezes me pergunto se vale a pena esta dedicação.
Sei que algumas pessoas são chamadas para influenciar gerações. Terminando o dia me pergunto.O que fiz pra apoiar os outros? Como melhoraram? E as minhas filhas? E eu mesmo melhorei comigo mesmo e outros?

I dont know if these post are to help someone else. Sometimes I ask myself it this work is worthy to do. I know some people are called to reach out theri generation. In the end of a new day I ask myself. What did I do to help others? How did I help them to improve? How about my daughers? And Myself? Did I improve with myself and others?

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Terminei mais um dia/one more day

Mateus 6:34
“Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.”


Cada dia deve ser vivido. Eu tenho aprendido e a cada dia que se passa eu aprendo que esta verdade de Cristo e tremenda. Curtir e tempo que tenho com a família com os colegas e amigos e ministros. Muitas pessoas passam toda a vida buscando um futuro que não chega nunca. Conheço colegas que gastaram sua vida construindo um futuro para outras pessoas aproveitarem. Um de meus vizinhos rico comerciante economizava tudo. Morreu depois de ter câncer de pulmão. A esposa depois ficou com tudo a viajar pelo mundo.

Não podemos ser nem desequilibrados com a falta nem com o excesso. Aprendi com uma amigo medico americano que disse-me. Eu gastei meu tempo com meus filhos aproveitei a vida com a família. Não perdi tempo construindo uma mega lar. No final os filhos se vão e ficamos cm uma enorme casa vazia.

Isso me impactou e me motivou a gastar tempo intenso no trabalho e na família. Spu apaixonado pelo trabalho e pela família. Deus nos de forca para viver.

34"So do not worry about tomorrow; for tomorrow will care for itself. Each day has enough trouble of its own.

Each Day must be lived. I have learned that this teaching from Jesus is great. Enjoy my life with friends and family is an amazing grace. Many people are pursuing a kind of happiness that will never happen in the future. I know several friends that spent their lives building a life style that others will enjoy for them. One of my neighbors , a rich business man , died and his wife spent all his money latter traveling around the world.

We cannot be unbalanced. I have realized that this teaching from God is an amazing teaching. One time an American friend a doctor from Nashville Dr Jim Fields said I really have enjoyed my life with the family and kids. I did not spent my time building a big home. IN the end all are gone and you got a huge empty house.

This teaching has impressed me a lot and has guided me somehow until now. May God help me to live according to His Will.

De volta da JUMEMI/ After youth mission

Acabei de voltar da Jumemi ( Juvenis Metodistas em Missão). Estou exausto. Entretanto esta tem se tornado ano após ano a minha grande paixão. Estou vendo juvenis se transformando em jovens e adultos apáixonados por Cristo e sua missão. Varios já tem se envolvido concretamente ao saire de suas casas e culturas para serem testemunhas transculturais. No contexto mundial a paz de Cristo se torna cada vez mais necessária. eu creio que esta tem sido a direção de Deus na minha vida. Migrar meu misniterio para discipular e mobilizar Jovens para sua missão e compartilhar com eles tudo que o Senhor tem me ensinado nestes anos de missão para a próxima geração.

I have just came back from JUMEMI ( Methodist teenagers in MIssion). I am exausted. However this has been trasnformed in my deepest ´passion year after year. I have seen teenagfers bocoming more passionated for Jesus and His mission. MAny have been involved concretely with other cultures and been sent afterr their contact with JUMEMI. In the present world enviroment Jesus´ message became more important. I strongly believe that this is God's called for my life in the near future to mobilize , train and send young people for missions and share what God has spoken to me for the next generation of Christians.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

I have just started a twitter, feel i need a diary.
Eu comecei um twitter pra compartihar um diário.

https://twitter.com/wilsonbonfim

Abs

Seguidores

Search blog, busca blog

Facebook coments

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil License.